Projeto Jornal Na Escola
1-PÚBLICO
ALVO: Toda
comunidade escolar da Escola EEFM José
Correia Lima
2-TEMA:
Informativo José Correia Em Ação
3-PERÍODO: Ano
letivo de 2013
4-COORDENADORAS DO PROJETO: Diana Colaça e Samira Viana
5- INTRODUÇÃO
o Jornalismo escolar é um aliado do ensino que
torna mais prazerosa a aprendizagem. Quando o professor estimula a produção de
textos para o jornal, transforma a sala de aula em um laboratório de ideias.
Trata-se de uma atividade que torna os alunos mais criativos e atentos ao mundo
que os cerca. Formar leitores e escritores competentes é uma das principais
funções da escola, portanto, o objetivo deste projeto é desenvolver um
aprendizado, interdisciplinar, através de um trabalho colaborativo. Ao produzir
textos para o jornal escolar, o aluno manifesta o saber, sente-se motivado a
escrever, torna-se bom produtor de textos e libera sua palavra valorizando sua
própria autonomia.
O Jornal Escolar é um importante meio para
divulgar informações, projetos, ações pedagógicas e experiências exitosas;
desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a expressão oral e escrita ao
ler e produzir textos diversificados; preparar os alunos para o mundo do
trabalho, para a vivencia da cidadania e para uma aprendizagem ao longo da
vida.
6- JUSTIFICATIVA
Considerando a necessidade de
fazer uma interação entre as disciplinas, seus professores e os alunos; de
colocar em ação o Centro de Multimeios juntamente com o Laboratório de Informática;
de incentivar o hábito da leitura e escrita; de trabalhar numa proposta
interdisciplinar; de explorar questões culturais e temas transversais,
envolvendo os setores e os segmentos da comunidade escolar, justifica-se a
elaboração deste projeto.
7-Objetivo Geral:
- Produzir um Jornal Escolar com as turmas do 3º ano do ensino médio, a fim de que o aluno possa:
- Manifestar o seu saber elaborado;
- Sentir-se motivado a escrever;
- Tornar-se bom produtor de textos;
- Liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.
Específicos:
Envolver a comunidade escolar
veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na
escola quanto na comunidade em geral;
Valorizar
a interdisciplinaridade;
Contribuir
para a compreensão da função sociabilizadora do jornal;
Fomentar
o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
Otimizar
a sociabilização e o trabalho em equipe;
Utilizar
novas tecnologias de informação;
Promover
hábitos de pesquisa (na Internet e não só) para um maior enriquecimento cultural;
Motivar
a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente.
8 –
Metodologia:
1ª Etapa: O desenvolvimento do projeto terá inicio com a escolha do grupo de
trabalho (expediente), que poderá ser ou não fixo, podendo ser flexível a cada
edição. (As turmas do 3º ano ficarão responsáveis pela elaboração do jornal da
escola)
2ª
Etapa: Escolha do nome do jornal escolar, através de sugestões de alunos da escola
e avaliada por votação e equipe de professores e integrantes da equipe do
jornal.
3ª
Etapa: Os alunos coletarão suas pesquisas na comunidade escolar e local,
através de entrevistas, reportagens, enquetes, pesquisas na Internet, etc.
Redigirão seus textos e enviarão para o e-mail das coordenadoras para revisão,
só depois disso serão reenviados para os autores para formatação e publicação;
(Os alunos serão orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pelas
professoras do Centro de Multimeios e do Laboratório de informática)
4ª Etapa: Digitação e formação e publicação das edições.
5ª
Etapa: Distribuição das edições na comunidade.
Os
conteúdos do jornal impresso serão publicados on-line no blog do jornal e nas
redes sociais;
9- Suporte
de publicação: impresso e on-line
10-
Recursos:
Computadores,
Internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora, câmera
fotográfica digital, pen drive, data show, e etc;
11-REFERÊNCIA:
MARCUSCHI,
Luiz A. Gêneros textuais no ensino de língua. Minicurso proferido na 10. Jornada Nacional De
Literatura da Universidade de Passo Fundo, 27 a 29 de agosto de 2003.
CITELLI, B., GERALDI J. W. (Org.) Aprender e ensinar com textos
de alunos.
3ª Ed.: São Paulo: Ed. Cortez, 2000.
GERALDI,
João W. (Org.) O texto em sala de aula: Leitura e produção. 2ª Ed.
Cascavel, Assoeste, 1984.
FARIA.
Maria Alise. O jornal na sala de aula. 13ª Ed. São Paulo.
Contexto, 2007.
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