Institucional

Projeto  Jornal Na Escola

1-PÚBLICO ALVO: Toda comunidade escolar da Escola EEFM José Correia Lima
2-TEMA: Informativo José Correia Em Ação
3-PERÍODO: Ano letivo de 2013
4-COORDENADORAS DO PROJETO: Diana Colaça e Samira Viana
5- INTRODUÇÃO
o Jornalismo escolar é um aliado do ensino que torna mais prazerosa a aprendizagem. Quando o professor estimula a produção de textos para o jornal, transforma a sala de aula em um laboratório de ideias. Trata-se de uma atividade que torna os alunos mais criativos e atentos ao mundo que os cerca. Formar leitores e escritores competentes é uma das principais funções da escola, portanto, o objetivo deste projeto é desenvolver um aprendizado, interdisciplinar, através de um trabalho colaborativo. Ao produzir textos para o jornal escolar, o aluno manifesta o saber, sente-se motivado a escrever, torna-se bom produtor de textos e libera sua palavra valorizando sua própria autonomia.
O Jornal Escolar é um importante meio para divulgar informações, projetos, ações pedagógicas e experiências exitosas; desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a expressão oral e escrita ao ler e produzir textos diversificados; preparar os alunos para o mundo do trabalho, para a vivencia da cidadania e para uma aprendizagem ao longo da vida.

6- JUSTIFICATIVA
Considerando a necessidade de fazer uma interação entre as disciplinas, seus professores e os alunos; de colocar em ação o Centro de Multimeios juntamente com o Laboratório de Informática; de incentivar o hábito da leitura e escrita; de trabalhar numa proposta interdisciplinar; de explorar questões culturais e temas transversais, envolvendo os setores e os segmentos da comunidade escolar, justifica-se a elaboração deste projeto.


7-Objetivo Geral:
  •    Produzir um Jornal Escolar com as turmas do 3º  ano do ensino médio, a fim de que o aluno possa:
  •  Manifestar o seu saber elaborado;
  • Sentir-se motivado a escrever;
  • Tornar-se bom produtor de textos;
  • Liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.

Específicos:
   Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade em geral;
Valorizar a interdisciplinaridade;
Contribuir para a compreensão da função sociabilizadora do jornal;
Fomentar o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
Otimizar a sociabilização e o trabalho em equipe;
Utilizar novas tecnologias de informação;
Promover hábitos de pesquisa (na Internet e não só) para um maior enriquecimento cultural;
Motivar a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente.
8 – Metodologia:
1ª Etapa: O desenvolvimento do projeto terá inicio com a escolha do grupo de trabalho (expediente), que poderá ser ou não fixo, podendo ser flexível a cada edição. (As turmas do 3º ano ficarão responsáveis pela elaboração do jornal da escola)
2ª Etapa: Escolha do nome do jornal escolar, através de sugestões de alunos da escola e avaliada por votação e equipe de professores e integrantes da equipe do jornal.
3ª Etapa: Os alunos coletarão suas pesquisas na comunidade escolar e local, através de entrevistas, reportagens, enquetes, pesquisas na Internet, etc. Redigirão seus textos e enviarão para o e-mail das coordenadoras para revisão, só depois disso serão reenviados para os autores para formatação e publicação; (Os alunos serão orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pelas professoras do Centro de Multimeios e do Laboratório de informática)
4ª Etapa: Digitação e formação e publicação das edições.
5ª Etapa: Distribuição das edições na comunidade.
Os conteúdos do jornal impresso serão publicados on-line no blog do jornal e nas redes sociais;
9- Suporte de publicação: impresso e on-line
10- Recursos:
Computadores, Internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora, câmera fotográfica digital, pen drive, data show, e etc;
11-REFERÊNCIA:
MARCUSCHI, Luiz A. Gêneros textuais no ensino de língua. Minicurso proferido na 10. Jornada Nacional De Literatura da Universidade de Passo Fundo, 27 a 29 de agosto de 2003.
CITELLI, B., GERALDI J. W. (Org.) Aprender e ensinar com textos de alunos. 3ª Ed.: São Paulo: Ed. Cortez, 2000.
GERALDI, João W. (Org.) O texto em sala de aula: Leitura e produção. 2ª Ed. Cascavel, Assoeste, 1984.
FARIA. Maria Alise. O jornal na sala de aula. 13ª Ed. São Paulo. Contexto, 2007.

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